“Segurança em Casa, na Rua e na Escola” retoma intervenções nas escolas

Terão início, em novembro, as intervenções nos estabelecimentos de ensino na RAM, no âmbito do projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”.

Esta parceria entre a Secretaria Regional de Educação, o Serviço Regional de Proteção Civil e a Associação Insular de Geografia, tem por objetivo sensibilizar e consciencializar toda a comunidade escolar e local, para a importância do Plano de Prevenção e Emergência, do Plano Familiar de Emergência e para a temática dos riscos naturais e tecnológicos, bem como desenvolver estratégias e comportamentos pessoais e coletivos de prevenção e emergência face a diferentes situações de risco.

Nestas intervenções semanais, as instituições parceiras da SRE neste projeto – entidades regionais com competência na área dos riscos – complementam o trabalho do Delegado de Segurança de cada escola e mantêm a segurança, nas suas diferentes dimensões, como um assunto presente nas escolas da Região.

Neste contexto, os técnicos abordam a temática dos riscos com diversas atividades, tais como jogos para os alunos, exercícios de evacuação, brieffings e apresentações para os adultos.

Até ao final do ano letivo transato (2015/2016), foram efetuadas 615 sessões que abrangeram mais de 32 mil pessoas, o que se espera ter um efeito prático na consciencialização e ação do cidadão perante os diferentes riscos.

Intervenções agendadas para novembro: Dia 3 – EB 1.º Ciclo com PE Luís Santos Costa; Dia 7 – EB 1.º Ciclo com PE da Cruz de Carvalho e EB 1.º Ciclo com PE dos Ilhéus; Dia 22 – Escola Dona Olga de Brito.

Pin It on Pinterest