Emissões poluentes levam Deco para tribunal

A Deco avançou com uma acção judicial, junto do Tribunal de Lisboa, contra a Volkswagen (VW) espanhola, a SIVA e a Seat. Passado um ano após o escândalo das emissões poluentes, a associação de Defesa do Consumidor garante que cerca de 50 mil carros continuam à espera da intervenção técnica para corrigir o problema.

Depois de tentarmos o diálogo, consideramos que se esgotou o tempo razoável de espera para os consumidores portugueses”, justificou a DECO em comunicado.

Nos Estados Unidos, a VW prepara-se para pagar cerca de 14 mil milhões de dólares em compensações. Desses, 10 mil milhões serão para a indemnização directa dos proprietários afectados, enquanto, na Europa, a Volkswagen nega-se a compensar os clientes.

O escândalo rebentou a 18 de Setembro do ano passado, quando se percebeu que a construtora alemã instalara um kit fraudulento de emissões poluentes nos motores EA 189, usado em modelos a gasóleo da VW e da Audi, que ocultavam os valores reais de poluição gerados.

A Volkswagen assumiu ter colocado um software em 11 milhões de automóveis a nível mundial, dos quais 8,5 milhões na Europa.


PUB