Funchal distinguido “Município Amigo do Desporto 2016”

A Câmara Municipal do Funchal acaba de ser distinguida pela APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto com o galardão “Município Amigo do Desporto 2016”. O prémio será entregue à Vereadora Madalena Nunes no próximo dia 17 de novembro, em Setúbal, que é uma das cidades europeias do Desporto este ano.

Este galardão traduz o reconhecimento público, pela APOGESD, do modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo levado a cabo pelo Município, sendo pela primeira vez entregue ao Funchal.

A vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro do Desporto na Autarquia, foi a promotora da candidatura, “consciente do valor do trabalho desenvolvido pelo Funchal nos últimos anos.” A Vereadora acrescenta “que este é um primeiro passo para fazer ainda melhor.”

O galardão vai reunir uma rede de cidades nas quais a APOGESD se propõe a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português. Como ponto mais forte do Funchal, Madalena Nunes destaca “o trabalho especialmente vocacionado para a população em geral, em articulação com os nossos clubes e associações.”

Lembrando os cerca de 2000 utentes seniores com que a Autarquia conta nos seus ginásios municipais, a Vereadora explica que parte do papel do Município é definir a visão que pretende para o Desporto na cidade: “queremos desenvolver o desporto, mas não queremos fazer política desportiva. O que queremos é usá-lo como uma ferramenta de desenvolvimento económico local, para promover a saúde e contribuir para a melhoria da cultura desportiva da população. É nesse sentido que anualmente concedemos os nossos apoios.”

O galardão Município Amigo do Desporto assentou em dez áreas de análise, nomeadamente: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. O Funchal obteve pontuação alta ou muito alta em quase todas as categorias.


PUB