Guterres quer apostar na prevenção de conflitos

A minha prioridade fundamental como secretário-geral das Nações Unidas – e a lição que trago do ACNUR – é que é preciso investir na prevenção. É preciso investir na mediação dos conflitos, na resolução desses mesmos conflitos, para evitar as tragédias a que estamos a assistir no mundo de hoje”, afirmou Guterres em conferência de imprensa, antes de receber, na Universidade Europeia de Madrid, o doutoramento honoris causa pelo seu trabalho à frente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Guterres passou 10 anos na agência da ONU, os mais difíceis na história, porque apanhou a maior crise de refugiados desde a II Guerra.

Quando se trabalha dez anos com as populações mais vulneráveis do mundo, aquelas que mais foram vitimizadas por esta multiplicação de conflitos é inevitável sentir um forte impulso para poder fazer qualquer coisa, não apenas para ajudar os refugiados, mas sobretudo para evitar que haja refugiados. E isso tem a ver com a diplomacia para a paz”, afirmou Guterres.

Pin It on Pinterest