Flagelo da Reflexologia ao virar da esquina ….

Ressaltar hoje de terapias holísticas não nos podemos esquecer da Reflexologia e de outras terapias a gnose destas na saúde que bem precisamos para darmos mais qualidade de vida aos cidadãos.
Muito a fazer para que haja mais respeito por todos estes profissionais que tem anos e experiencia profissional inquestionável quer a nível nacional como internacional.
Falo da reflexologia que tem sido uma terapia que tem tido resultados fantásticos quer a nível físico e emocional para equilíbrio energético da pessoa.
Não podemos esquecer que reflexologia é uma terapia física e energética e como tal todo estimulo feito através da parte sensorial vai ter logo uma resposta imediata quer através do sistema nervoso simpático ou somático.
O sistema nervoso simpático estimula ações que permitem ao organismo responder a situações de stress , como a reação de lutar, fugir ou uma discussão. Essas ações são:  a aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, o aumento da adrenalina, a concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo e processam-se de forma automática, independentemente da nossa vontade.
Anatomicamente ele é formado por dois grupos de neurónios pré e pós-ganglionares. Seus neurônios pré-ganglionares se situam na medula espinhal, mais precisamente nos níveis de T1 a L2. Já os seus neurônios pós-ganglionares se situam próximo a coluna vertebral. Fato que justifica a existência de uma fibra pré-ganglionar curta e uma pós-ganglionar longa. Seu principal neurotransmissor nas fibras pré-ganglionares é a acetilcolina, já em suas fibras pós-ganglionares é a noradrenalina.
Como podem ver fazer reflexologia acaba por não ser assim tão fácil para um leigo com pouca formação de 50 horas ou com pouca experiencia profissional.
Alerto e quero despertar a todos pelo flagelo de pessoas a fazer reflexologia sem ter formação certificada pela RIEN que no mínimo terão que ter 300 horas de reflexologia e para dar formação terem mais de 5 anos de experiencia como reflexólogo , como podem devemos todos mudar de paradigma em relação a estas terapias e seus profissionais .
Deixo um aqui algumas recomendações para quem brinca aos reflexólogos sem saber quantos “dedos temos “ , respeitem a reflexologia e procurem sempre terapeutas com experiencia e certificados a nível internacional procure sempre terapeutas no centro de reflexologia da madeira para poder ajuda lo .
Boas caminhadas ….Com muita reflexologia.


Eduardo Luís
Reflexologo e presidente da Ordem Mundial de Reflexologia.
reflexfunchal@gmail.com

Pin It on Pinterest