Gabriela Figueiredo Dias é a nova presidente da CMVM

Gabriela Figueiredo Dias é a nova presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A tomada de posse decorreu esta quarta-feira no Ministério das Finanças.

“Os mercados financeiros não atravessam momentos pacíficos e o mercado português tem estado a ser particularmente afectado. São de louvar por isso todas as iniciativas para o relançar”, disse a nova presidente.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, reconheceu a urgência em “dotar a CMVM das condições necessárias ao seu equilíbrio financeiro”, assim como da “autonomia de gestão necessária para concretizar, na sua plenitude, a independência orgânica, técnica e funcional que se encontra consagrada na lei-quadro das entidades reguladoras”.

A CMVM tem sabido estar à altura da sua missão e das suas atribuições e cabe aos novos membros do conselho de administração assegurar que continuará a estar à altura desse desafios, disse o ministro. “A complexidade, a exigência e a responsabilidade inerentes às funções que os novos membros não são pequenas.”

Gabriela Figueiredo Dias chegou à CMVM em 2007 e desde 2008 esteve em cargos de direção acompanhando várias áreas, passando a ser assessora do conselho de administração em 2013. Licenciada em direito, Gabriela Dias, começou por ser assessora de Assuntos Internacionais e Política Regulatória na CMVM. Três anos depois em 2010 assumiu o cargo de directora-adjunta do Departamento Internacional e de Política Regulatória, passando nos anos seguintes a directora-adjunta e depois directora do Departamento de Mercados Emitentes e Informação, em 2012. Entre Fevereiro de 2013 e Julho de 2015 foi assessora do conselho de administração. Tornou-se vice-presidente do regulador do mercado no Verão de 2015.

Pin It on Pinterest