Tratamento de reflexologia na dor lombar e na Ciática

A Dor Lombar e a Ciática, em termos da Medicina Chinesa, no enquadramento da reflexologia tem uma etiologia e patogenia semelhantes e um tratamento também semelhante. Estes tipos de dor são as mais comuns de todas. Em Portugal, mais precisamente na ilha da Madeira à semelhança do resto da Europa, a tendência é para subvalorizar a dor como um sintoma de menor importância. Contudo, a dor em geral e a Lombalgia em particular representa a principal causa de absentismo laboral no nosso país. São cerca de 1.400.000 dias de trabalho que se perdem por ano. Cerca de 80% da população tem, pelo menos uma vez na vida, um episódio de Lombalgia.

A Dor Lombar pode ser descrita como tensão, dolorido, pontada ou rigidez na área entre o fim das costelas e as nádegas e, por vezes, pode estender-se até à parte de cima das pernas. Esta dor pode ter várias causas. Muitas vezes pode vir repentinamente (aguda) ou pode surgir gradualmente num certo período de tempo. A maior parte das dores lombares trata-se de uma forma relativamente rápida, todavia algumas dores podem perdurar durante meses ou anos (crónica).

A Ciática, por sua vez, ocorre quando um dos nervos que une a coluna aos membros inferiores fica sob pressão. Uma hérnia discal é uma causa bastante comum, mas o esforço excessivo e posturas incorretas também podem ser muitas vezes responsáveis pela dor. Existem igualmente outras causas como síndrome do piriforme, estenose da coluna lombar, artrite, etc. A Ciática pode ser descrita como uma dor que começa na zona lombar ou nádega e que irradia pela perna, por vezes até ao pé. É acompanhada por vezes de ardor, frio, formigueiro, dormência, fraqueza, etc.

Tratamento com a Reflexologia

A reflexologia obtém excelentes resultados para estas queixas. No entanto, também pode ser complementada com uso de moxa ou taco podal nos reflexos das costas como da bexiga ou dos rins. As causas da Dor Lombar/Ciática podem ser: síndrome de Humidade e/ou Frio, Humidade-Calor, Deficiência do Rim e Estagnação de Qi e Sangue. Cada síndrome corresponde a sinais e sintomas diferentes e o tratamento é feito de acordo. Os resultados podem notar-se logo na primeira consulta mesmo em casos mais crónicos. Existem vários estudos que comprovam a eficácia da reflexologia no tratamento de dor lombar e ciática.

Desejo uma boa semana e não perca tempo, agende sua consulta de reflexologia no Centro de Reflexologia da Madeira.

Ano 2017 o Centro de Reflexologia da Madeira deseja chegar a todos por isso se estiver interessado em formação não perca seu tempo e informe-se.

 

 

PS: Por lapso na edição desta semana do Tribuna da Madeira, 9 de dezembro, não saiu o artigo enviado pelo responsável pelo Centro de Reflexologia da Madeira. Por tal, pedimos as nossas desculpas ao lesado.


PUB