CMAH e GNR unidas em campanha contra o abandono de animais

Testemunhou o abandono de um animal e não sabe como proceder? A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Guarda Nacional Republicana (GNR) querem dar resposta a estas situações através de uma campanha conjunta contra o abandono de animais de companhia.

A iniciativa lançada em novembro último pretende, acima de tudo, ter um carácter pedagógico e de apelo à cidadania, fornecendo os meios que permitem a sinalização dos principais locais de abandono de animais na Ilha Terceira, de disponibilização dos contatos diretos da GNR, estando disponível no site da Câmara Municipal um formulário para esse efeito.

Pretende-se, por um lado, alertar a população em geral para os referidos locais onde o abandono de animais é mais frequente, tornando todos mais vigilantes e atentos a estas situações.

Esta medida reforça a sensibilização contra o abandono e os maus tratos dos animais no sentido de promover o bem-estar e controlo da população animal. A edilidade e a GNR pretendem que esta aposta de redução do abandono permita também uma reflexão sobre a capacidade que cada pessoa tem para ter animais de companhia. Muitas vezes, ações irreflectidas, levam a que se tenham animais de companhia, quando efectivamente as pessoas não têm condições para tal. Ao terem um animal é preciso ponderar diversos factores, a disponibilidade financeira, o espaço, o tempo necessário para dedicar aos animais, se a família concorda e aceita o animal, se há alergias a ter em consideração. Acima de tudo, pretende-se transmitir que os animais não são descartáveis, e como tal existe uma lei que os protege.

“Ter um animal de companhia é um compromisso e como tal, deve ser um acto ponderado, avaliando bem se a pessoa tem efectivamente condições para ter um animal, para não vir mais tarde a abandonar o mesmo. Todos os anos são abandonados cerca de 1600 animais de companhia, gatos e cães, na Ilha Terceira, um número demasiado elevado.” – vinca Raquel Caetano Ferreira, vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, apelando a todos os cidadãos a aderir à presente campanha.


PUB