Detido suspeito que terá cortado vários cabos do sistema de comunicações no Porto Santo

A Policia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal do Funchal, com a colaboração da PSP e em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público, identificou e deteve um homem, de 32 anos de idade, pela prática de um crime de atentado à segurança de transporte por ar.

O arguido, munido de uma serra, subiu a vedação que delimita as infra estruturas de radar da empresa Navegação Aérea de Portugal instaladas na ilha de Porto Santo e cortou vários cabos do sistema de comunicações daquela empresa.

Em resultado verificou-se uma falha completa de comunicações entre as torres de controlo da Madeira e do Centro de Controlo de Tráfico Aéreo de Lisboa, com implicações nas comunicações com as aeronaves que, na altura, sobrevoavam a zona da Região Autónoma da Madeira.

Após a prática dos factos o individuo colocou-se imediatamente em fuga, inicialmente para Lisboa e depois para França, de onde apenas regressou recentemente.

Os acontecimentos tiveram lugar no mês de setembro do ano passado e o corte de comunicações teve a duração aproximada de cerca de uma hora e trinta minutos.

O detido foi presente às autoridades judiciais no dia de ontem tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Pin It on Pinterest