Banana da Madeira ‘deve ser defendida a uma só voz’

“A Banana da Madeira deve ser defendida a uma só voz. É esse o nosso trunfo para o mercado exterior. Se formos unidos o preço da banana continuará a crescer como tem acontecido até agora”. Quem o afirmou foi o secretário regional de Agricultura e Pescas na Ponta de Sol perante cerca de 40 produtores de banana que estiveram recentemente em Canárias, numa deslocação que serviu para conhecer a realidade da cultura naquele arquipélago.

Na intervenção Humberto Vasconcelos realçou que o sucesso da Banana da Madeira passa pela empresa pública (GESBA). “Uma empresa sólida, que paga a horas e que defende os produtores. No Verão conseguimos pôr cerca de 130 toneladas por dia em Lisboa graças ao trabalho da empresa pública” disse, adiantando que outros produtos regionais deveriam ser comercializados de igual forma.

Aos produtores presentes recordou que em 2016 a produção ultrapassou as 20 mil toneladas apesar da ajuda por parte da União Europeia apenas contemplar uma produção de 18 mil toneladas. “Atingimos as 18 mil toneladas em Outubro e foi a empresa pública que teve que adiantar cerca de um milhão de euros para manter o preço a pagar. O pagamento por parte da GESBA apenas vem demonstrar a correta e eficaz gestão que é confirmada pelo Tribunal de Contas” terminou Humberto Vasconcelos”.

Pin It on Pinterest