“Des(a)fiar a Escola” no Teatro

A Câmara Municipal do Funchal volta a organizar, na terça-feira, dia 7 de março, a Conferência “Des(a)fiar a Escola”, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no ano passado.

A segunda edição decorre no Teatro Municipal Baltazar Dias e continua a ter como objetivos debater a escola, desafiando toda a comunidade educativa para esta reflexão, e dar visibilidade a diferentes experiências educativas que estejam a ser levadas a cabo no nosso território.

A edição deste ano contará com a participação de Carlos Neto, Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, e ainda de Adelaide Vala (Educadora da Infância) e Elsa Fernandes (Universidade da Madeira), que se debruçarão sobre a qualidade da resposta do atual modelo de organização escolar e familiar para as crianças.

De forma a dar espaço ao trabalho desenvolvido na Região, a parte da tarde terá um formato de painel, intitulado “Des(a)fiar experiências educativas”, que vai discutir diferentes cenários de aprendizagem e refletir sobre o atual paradigma educativo, na busca de soluções construtivas que ajudem a alterá-lo, sendo este aberto à população em geral. A conferência será finalizada com a oferta de quatro workshops de temáticas diversas, realizados em simultâneo, a saber:

– Mandala imperfeita: Igualdade de Género da rua à sala de aula, Hugo Andrade (Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias).

– A Magia dos Contos – Leitores Sonhadores, Leda Pestana (Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal).

– Biblioterapia como estratégia de inclusão, Carla Vale Lucas e Filipa Oliveira (Sala da Assembleia da Câmara Municipal do Funchal).

– A criatividade na sala de aula: Estratégias para a resolução de problemas adequados aos diferentes modos de aprendizagens, Elsa Gouveia (Teatro Municipal Baltazar Dias).

Pin It on Pinterest