Eurodeputado polaco sancionado com “severidade sem precedentes”

O eurodeputado polaco que considerou que as mulheres deviam receber salários inferiores aos homens, porque eram “mais pequenas e fracas”, vai ser sancionado com uma “severidade sem precedentes” pelas declarações que proferiu no Parlamento Europeu (PE).

Antonio Tajani, o presidente do PE, indicou hoje em comunicado que decidiu aplicar a Janusz Korwin-Mikke sanções proporcionais “à gravidade” das suas declarações”. Estas incluem a perda das ajudas de custo diárias durante 30 dias, a suspensão durante dez dias da sua participação em todas as actividades como deputado e a proibição de representar o PE durante um ano.

“Não irei tolerar este tipo de comportamento, em particular de quem deveria, com dignidade, representar os cidadãos europeus”, afirmou Tajani durante a sessão plenária, em Estrasburgo, onde foi votada a aplicação das sanções. “Abri imediatamente uma investigação, que foi concluída rapidamente, e imponho agora sanções apropriadas à gravidade da ofensa.”

O presidente do PE ordenou a abertura de uma investigação no início deste mês de Março depois de o eurodeputado polaco, fundador do partido de extrema-direita e eurocético Coligação para a Renovação da República, ter defendido durante sessão uma plenária sobre o problema da desigualdade salarial na Europa que as mulheres “devem ganhar menos” do que os homens porque são “mais fracas, mais pequenas e menos inteligentes”.


PUB