Vinho Madeira promove-se nos EUA

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) continua a apostar no mercado Norte Americano. Esta semana serão realizadas as suas provas anuais de Vinho Madeira nos EUA, dirigidas exclusivamente a profissionais do setor vínico. A expetativa criada em torno destas provas de Vinho Madeira tem sido enorme, encontrando-se as mesmas já esgotadas e com lista de espera.

Amanhã, dia 6, será dedicado a Boston e o dia 8 a Nova Iorque. O programa estipulado para as duas cidades é semelhante, iniciando-se pelas 11h00 com os masterclass onde serão aprofundadas a características ímpares dos Vinhos Madeira, orientados por uma das personalidades mais seguidas dos vinhos nos EUA na Internet, o conceituado bloguista Joe Robert. Seguindo-se pelas 12h30 as provas abertas, onde os convidados terão a oportunidade de provar, em contato direto com os produtores, os mais recentes lançamentos, bem como alguns dos mais emblemáticos Vinhos Madeira das 6 empresas presentes na ação.

O mercado norte-americano é historicamente um dos mais relevantes para o Vinho Madeira, a 4 de julho de 1776, a independência dos Estados Unidos da América foi celebrada com um cálice de Vinho Madeira e volvidos 241 anos, o mercado norte-americano continua a ser dos principais destinos de exportação do Vinho Madeira.

Estas ações, que contam com a presença de 6 empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira: Henriques & Henriques; Justinos Madeira Wines; Madeira Wine Company; Pereira D’Oliveira; CAF-Madeira Vintners e Vinhos Barbeito.

Nos EUA, um dos maiores mercados mundiais de vinho, os Madeira possuem um longo historial de prestígio, sendo encarados como uma tipologia de vinhos super premium. A exportação no ano transato para este mercado representou em litros 193.256,25 sendo o equivalente em valor a 2.061.305,69 €.

A realização desta ação enquadra-se no Plano Promocional dos Vinhos da Madeira cofinanciado no âmbito Programa Operacional “Regional da Madeira 2014-2020”.

Pin It on Pinterest