Lançamento da publicação “Imagens Antigas do Funchal Urbano”

O Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura está presente, amanhã, pelas 17h30, no auditório do ABM – Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, na cerimónia de lançamento da publicação intitulada “Imagens Antigas do Funchal Urbano”, da autoria de Jorge Valdemar Guerra. O lançamento da publicação assinala a comemoração pelo ABM do Dia Internacional dos Arquivos.

Esta publicação é dedicada à divulgação de 358 imagens antigas do Funchal urbano, captadas desde a segunda metade do século XVIII, e que abarcam interessantes perspetivas da paisagem do Funchal, dos espaços urbanos e edifícios, registando-se as principais remodelações do seu tecido urbano. As fotografias apresentam-se dispostas em percursos que percorrem o interior da cidade, terminado com fotografias panorâmicas obtidas de diversos quadrantes. Cada imagem é acompanhada de uma rigorosa descrição catalográfica da autoria de Jorge Valdemar Guerra.

As fotografias fazem parte de um conjunto inicialmente reunido por António Aragão e que foram adquiridas pelo então Arquivo Distrital nas extintas casas fotográficas Vicentes e Perestrelos, embora também se incluam outras aquisições posteriores de várias proveniências, muitas delas desconhecidas.

A publicação dá continuidade à Série Coleção Iconográfica da revista Arquivo Histórico da Madeira, cujo primeiro volume foi publicado em 2013, e será apresentada por Emanuel Gaspar.


PUB