Cerca de 25% dos animais nos Açores já foram rastreados

O Diretor Regional da Agricultura afirmou, sábado, que cerca de 25% dos animais nos Açores já foram rastreados no âmbito do controlo e erradicação da Diarreia Viral Bovina, uma doença silenciosa e que não é de controlo obrigatório.

“Cerca de 25% dos animais da região já se encontram rastreados. Isto é um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em estreita articulação com as organizações de produtores”, revelou José Élio Ventura, no segundo dia da Feira Açores 2017, que decorreu até domingo no Parque de Exposições de São Miguel, em Santana.

O Diretor Regional da Agricultura adiantou que, neste momento, a taxa de incidência da doença anda na ordem dos 0,57%, ou seja, um em cada 200 animais analisados têm BVD, sendo que o objetivo deste plano visa erradicar a doença e minimizar prejuízos nas explorações agrícolas.

“Estudos já efetuados para explorações com 50 animais, apontam para prejuízos, designadamente, nos EUA de 2.000 euros, no Reino Unido e Alemanha anda na ordem dos 4.000 euros, Holanda 3.100 euros e em Portugal cerca de 2.900 euros”, referiu José Élio Ventura.

Este responsável recordou que, já por diversas vezes, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas referiu que após um ano de implemento do plano, ou seja no último quadrimestre de 2017 será revista a portaria, que entre outros aspetos determina o valor das indemnizações pagas aos produtores pelos animais doentes que são abatidos.

“Esse é o compromisso assumido, por diversas vezes, pelo Secretário Regional na Assembleia Legislativa Regional e em várias reuniões com organizações de produtores e Federação Agrícola dos Açores”, vincou José Élio Ventura, assegurando que as eventuais alterações que venham a ocorrer terão sempre efeitos retroativos.

A Diarréia Viral Bovina (BVDV – Bovine Viral Diarrhea Virus) é uma doença causada por um vírus RNA membro do gênero Pestivirus da família Flaviridae. Ataca bovinos e outros ruminantes, causando prejuízos económicos nas explorações.


PUB