Governo dos Açores aprovou dois projetos de Interesse Regional

O Governo dos Açores aprovou como projetos de Interesse Regional (PIR) dois investimentos privados de 11,8 milhões de euros nas ilhas Terceira e S. Miguel que preveem a criação de pelo menos cerca de 30 novos postos de trabalho diretos.

Conforme publicado hoje em Jornal Oficial, o projeto “Produção de Microalgas e Suplementos Alimentares Antioxidantes”, promovido pela empresa Algicel – Biotecnologia e Investigação, Lda., em S. Miguel, consiste na produção intensiva de microalgas Haematococcus Pluvialis, através de um processo industrial patenteado.

O projeto prevê a sua desidratação e obtenção por processo extrativo de um dos metabolitos, designadamente a Astaxantina, para posterior incorporação em suplementos alimentares de efeito antioxidante destinados a comercialização no mercado internacional.

Na Terceira, o projeto “Instalação de uma unidade industrial para a produção de painéis pré-fabricados em betão leve”, promovido por Filipe Guerreiro e Rui Trigo, consiste na construção de uma unidade industrial para a produção de painéis pré-fabricados em betão leve.

O processo de reconhecimento de Projeto de Interesse Regional é solicitado pelos promotores à Vice-Presidência do Governo.

Os PIR têm como objetivo promover e distinguir projetos de investimento privado que demonstrem um forte impacto e um efeito estruturante em setores estratégicos para o desenvolvimento regional.

A sua aprovação aciona de imediato um sistema de acompanhamento contínuo da evolução do projeto e permite a majoração em 5% de incentivo não reembolsável a conceder no âmbito do Subsistema de Incentivos para o Fomento da Base Económica de Exportação.

Pin It on Pinterest