Polícia Marítima monitorizou 31 embarcações nas Selvagens

O Posto do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal nas Ilhas Selvagens monitorizou, de 23 a 25 de Junho, através do Sistema “Costa Segura”, 31 embarcações e navios que passaram junto às ilhas Selvagens.

​​Nesse período foram assim monitorizados 10 navios de carga, 6 navios tanque, 1 navio de passageiros de cruzeiros turísticos, 1 Ro-Ro, 11 embarcações de pesca e 2 veleiros.

O Sistema “Costa Segura” combina vários suportes tecnológicos de vigilância electrónica, nomeadamente Radar com alcance superior a 24 milhas náuticas que, além da monitorização em tempo real do tráfego na área, mantém registo da actividade de todas as embarcações e navios que por ali passem em trânsito, parem para descanso das tripulações ou exerçam alguma actividade ou manobra.

Este sistema foi concebido para apoio e reforço da segurança da navegação, dos navios e embarcações e, sobretudo, dos mareantes, no âmbito da salvaguarda da vida humana no mar, sem descurar a capacidade de produção e partilha de informação, que se poderão vir a revelar cruciais em matéria de busca e salvamento, mas também, complementarmente, no âmbito do controlo dos espaços sob jurisdição e soberania nacionais e comunitários.

Pin It on Pinterest