Açores participam no 6.º Congresso Global de Jardins Botânicos

A Direção Regional do Ambiente, através do Jardim Botânico do Faial, participa no 6.º Congresso Global de Jardins Botânicos, que decorre até sexta-feira em Genebra, na Suíça, com o tema “Jardins Botânicos na Sociedade: Visões para o Futuro”. A presença dos Açores num evento desta natureza permite a divulgação, à escala global, do trabalho que tem sido realizado no arquipélago no âmbito da conservação da flora natural da Região.

Nesse sentido, o coordenador do Jardim Botânico do Faial realizou uma apresentação neste congresso intitulada “Recuperação de Paisagens para o Turismo Sustentável – Contributos do Jardim Botânico do Faial”, abordando como exemplos a recuperação de paisagens emblemáticas como o Vulcão dos Capelinhos, o Morro de Castelo Branco e a Paisagem Protegida do Monte da Guia.

Ao longo dos últimos séculos, os jardins botânicos desempenharam, em todo o mundo, funções muito importantes, sobretudo no que se refere à aclimatação das espécies de flora para a sua utilização na agricultura e ornamentação, bem como na divulgação da diversidade do mundo às populações.

Nos últimos anos, vocacionaram-se para a conservação da diversidade biológica, a educação ambiental, a investigação e o lazer, sendo o Jardim Botânico do Faial um exemplo na conservação e divulgação da flora açoriana.

Recentemente, o Banco de Sementes dos Açores foi nomeado como um dos casos de estudo sobre conservação de sementes raras, no âmbito do “Global Seed Conservation Challenge”.

Pin It on Pinterest