Mais de 1 milhão€ de apoio a projetos de investimento em hortícolas com recurso à hidroponia

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou ontem o recurso crescente à inovação agrícola nos Açores, apontando o caso da hidroponia para a produção de hortícolas, cujos projetos de investimento aprovados este ano totalizam 1,2 milhões de euros. “A hidroponia é uma inovação que os agricultores podem e devem utilizar, sendo certo, sobretudo entre novembro e fevereiro, que há vantagens competitivas muito grandes”, afirmou João Ponte, que falava no final de uma visita a uma pequena exploração de horticultura em hidroponia no concelho de Ponta Delgada.

João Ponte frisou que no continente português já existem grandes explorações hortícolas e frutícolas que recorrem à hidroponia para produzir tomates, alfaces e morangos, entre outros produtos. “Nos Açores também já iniciamos este caminho”, salientou o titular da pasta da Agricultura, sublinhando que o Governo Regional está a apoiar a formação em hidroponia por se tratar de uma área que exige mais conhecimentos técnicos.

O aumento da produtividade e da qualidade, controlo da produção, maior rotatividade, menos custos de produção e diminuição das pragas, uma vez que o produto não está em contacto direto com a terra, são algumas das vantagens da produção hortícola recorrendo à hidroponia que foram apontadas pelo Secretário Regional.

João Ponte considerou que a exploração que hoje visitou é um bom exemplo da aplicação da inovação à agricultura, destacando ainda o facto de ter sido feita sem recurso a fundos comunitários ou candidaturas a ajudas ao rendimento e que consegue ser sustentável.

A hidroponia é uma técnica de cultivo caraterizada por não precisar de terra porque as raízes das plantas ficam dentro da água, sendo adicionados todos os nutrientes necessários para a sua alimentação.


PUB