Drones para reforçar comunicações sem fios em cenários de emergência

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) do Porto está a desenvolver uma solução para drones que permite restabelecer ou reforçar as comunicações sem fios em cenários de emergência, festivais ou manifestações.

Rui Campos, investigador do INESC TEC, disse à Lusa que a solução, concebida em parceria com a empresa portuguesa de fabricação de drones Tekever, pretende recorrer a redes ‘wireless’ ou 4G (utilizada nos telemóveis) para criar “pontos de acesso voadores” que auxiliem as comunicações.

São esses pontos de acesso que deverão permitir cobrir cenários de emergência, como incêndios ou cheias, nos quais, muitas vezes, a ligação da infraestrutura deixou de funcionar ou reforçar a capacidade das comunicações, apoiando as equipas que actuam no terreno e as pessoas afectadas por essas catástrofes, explicou o mesmo investigador.

O que existe hoje em dia é a instalação de estações de base móveis temporárias, suportadas por camião, mas a flexibilidade de posicionamento desses camiões é “reduzida”, estando limitado aos locais onde é possível estacionar o veículo”. Além disso, as estações assentam maioritariamente em ligações via satélite, “com custos elevados e limitações de largura de banda”, acrescentou Rui Campos.
Esta tecnologia está a ser desenvolvida no âmbito do projeto WISE, que finaliza em Maio de 2019 e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização COMPETE 2020, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).


PUB