Polícia Marítima resgata mais 27 migrantes na Grécia

A Polícia Marítima resgatou, na manhã desta quinta-feira, cerca das 08h15, um grupo de 27 migrantes oriundos do Congo. O grupo, constituído por 15 homens, 11 mulheres e 4 crianças, encontrava-se a Este do cabo Karokas, na ilha de Lesbos, na Grécia.

A equipa da Polícia Marítima recebeu instruções da Guarda Costeira Grega para se dirigir para fora da sua zona de patrulhamento, mais propriamente para Este do cabo Karokas, por suspeita da existência de uma embarcação com migrantes.

Chegados ao local, os elementos da Polícia Marítima confirmaram que se tratava de um grupo de refugiados africanos que já se encontrava em terra, junto de um bote de borracha já destruído.

Após avaliação e face às características adversas do local, foi decidido recolher a totalidade dos migrantes, com a cooperação de uma ONG que também se encontrava nas proximidades, para o interior da embarcação da Polícia Marítima e transportar os migrantes em segurança para o porto de Skala Sekaminias.

Após chegar ao porto, o grupo desembarcou em segurança, tendo sido entregue às autoridades gregas.

A Polícia Marítima encontra-se em missão em apoio à guarda-costeira grega, integrada na missão POSEIDON 2017, sob égide da agência europeia FRONTEX, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras externas marítimas e combater o crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia, até ao dia 31 de outubro de 2017.

 


PUB