NRP Viana do Castelo regressa a Portugal e visita Ponta Delgada

O NRP Viana do Castelo chega este sábado, dia 26 de agosto, a Ponta Delgada, após ter largado de Lisboa no passado dia 1 de agosto de forma apoiar a Autoridade Nacional da Pesca, numa missão de fiscalização da atividade da pesca nos Grandes Bancos do mar da Terra Nova.

Após vinte e três dias de mar, e navegando mais de 500 horas e percorrendo cerca de 6000 milhas, equivalente à distância em linha recta entre Lisboa e o Japão, o navio fará uma curta visita a Ponta Delgada de 26 a 27de agosto.

No período da missão, o NRP Viana do Castelo realizou uma intensa patrulha e vigilância na área Northwest Atlantic Fisheries Organization (NAFO) contribuindo para a proteção do ecossistema marinho e para mitigar a depredação dos recursos numa região que hoje se constitui como importante fonte de alimento mundial – o fundo do mar dos Grandes Bancos da Terra Nova.

Durante a missão o navio teve oportunidade de efetuar uma visita a St. John´s, Canadá, participando em atividadeS que contribuíram determinantemente para reforçar os laços existentes entre “Newfoundland and Labrador” e Portugal, assim como, manter viva a memória dos pescadores da “Portuguese White Fleet”, cuja existência constitui parte significativa da nossa história.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger