Protocolo de saúde na Guiné-Bissau é exemplo da nova cooperação

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, afirmou que o protocolo assinado entre o Instituto Marquês de Valle Flôr e os Serviços Médicos Cubanos para apoiar a saúde materno-infantil na Guiné-Bissau é o exemplo perfeito do reposicionamento da política de cooperação portuguesa.

«Este projeto permite ilustrar as grandes prioridades da política portuguesa em matéria de cooperação para o desenvolvimento», disse a Secretária de Estado, acrescentando que a meta «tem a ver com o direcionamento que fazemos da cooperação portuguesa para os países africanos de língua portuguesa e para Timor-Leste».

Teresa Ribeiro sublinhou este se trata de um projeto numa «área essencial nas vidas das populações», cuja concretização se fará através da Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Instituto Marquês de Valle Flor, permitindo que «o investimento público seja catalisador de outros financiamentos» que a Organização captou.

«Isto para o Governo é fundamental, não só porque contribui para o fortalecimento das ONGD, como nos permite estar no campeonato internacional», sublinhou a Secretária de Estado.

O protocolo visa a integração de enfermeiros e médicos cubanos na atual equipa clínica do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil.


PUB