Investimentos na Madeira com fundos europeus expostos em Bruxelas

A exposição fotográfica “Descubra como 4.342.544.223 euros de Fundos da União Europeia mudaram a sua vida” foi inaugurada na passada terça-feira, dia 20, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A mostra, que está patente agora em Bruxelas depois de ter passado por Lisboa, Porto e Madeira, comemora o encerramento do Programa Operacional Valorização do Território (POVT), que fez parte do QREN (2007-2013) e ajudou a ultrapassar constrangimentos estruturais em Portugal, com o apoio financeiro do Fundo de Coesão e FEDER a 1.347 projetos em todo o território do Continente, Açores e Madeira, no domínio dos transportes, ambiente e desenvolvimento urbano.

Segundo o «Tribuna» presenciou, esta exposição, no Parlamento Europeu, visa promover a divulgação dos projetos mais importantes que foram realizados com o apoio do Fundo de Coesão e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Valorização do Território (POVT), cujo montante total ascendeu a 4.342.544.223,00 euros, abrangendo os sectores dos transportes, do ambiente e do desenvolvimento urbano e contribuindo para a valorização de todo o território de Portugal – Continente e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

A iniciativa é conjunta da eurodeputada socialista Liliana Rodrigues e da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Temático Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), o qual faz parte do “Portugal 2020”.

A abertura desta exposição fotográfica contou com a presença da eurodeputada Liliana Rodrigues (MEP Partido Socialista); Nelson de Souza (Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão); Rudolf Niessler (Director DG Regio) e Helena Azevedo (Presidente da Comissão Directiva do PO SEUR).

A eurodeputada Liliana Rodrigues referiu que esta mostra serve para lembrar onde têm sido aplicados estes financiamentos, realçando que com esta exposição “vale a pena ver como este dinheiro mudou o país”.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, sublinhou que “hoje em dia desvaloriza-se os programas de infraestruturas” realçando, “mas este é um deles e ajudou a melhorar as condições do país”.

O director DG Regio, na Comissão Europeia, Rudolf Niessler, afirmou a importância de “salientar o esforço que temos feito”.

Segundo a Presidente da Comissão Directiva do PO SEUR, Helena Azevedo, “esta exposição serve para demonstrar os principais resultados feitos com os fundos da União Europeia. São projectos do futuro e estruturantes”. Aproveitando o discurso focando a Madeira, destacando “as obras de acesso ao Porto do Funchal, as condições nos Portos, os resíduos urbanos”, apontando “a partir de 2010, os investimentos nas principais Ribeiras”. Realçando, “o Funchal está mais protegido para evitar o problema das inundações”.

Na Região Autónoma da Madeira, e no decurso dos eventos catastróficos ocorridos em fevereiro de 2010, o POVT concentrou a sua ação nas intervenções às principais ribeiras do Funchal de forma a minorar o risco para pessoas e bens.

O evento serviu ainda para a apresentação do livro sobre as principais realizações e resultados da implementação em Portugal do POVT, o qual fez parte integrante do quadro de Referência Estratégico Nacional (2007-2013). No livro, assim como na exposição, são exibidos os investimentos feitos na Região Autónoma da Madeira. No que se refere às Redes e Equipamentos Estruturantes na RAM, destaca-se a Ligação em via expresso ao Porto do Funchal; Infra-estrutura do Porto Santo; 3a Fase do aterro sanitário da Estação Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra; intervenção nos troços terminais das principais ribeiras do Funchal; regularização e canalização da Ribeira do Vasco Gil; requalificação e consolidação da zona acostável do Porto do Funchal e regularização da Ribeira da Ribeira Brava.

         

 

Um grupo de mulheres, de alguns Concelhos da Madeira, estiveram representando a ilha, na inauguração desta exposição, a convite da eurodeputada socialista Liliana Rodrigues.