Melhoria significativa das previsões na Rússia

A Rússia registou uma melhoria acentuada nas últimas previsões detalhadas do comportamento setorial dos países, difundidas pelo Crédito y Caución. A situação económica e o desempenho de muitos sectores melhorou no final de 2016, graças à estabilização da taxa de câmbio, ao fortalecimento do setor bancário e ao  descida das taxas de juro. Espera-se que a economia Russa recupere o seu crescimento em 2017 (1,2%), após dois anos de recessão, acompanhados de uma recuperação do consumo privado. Deste modo, o quadro 500 reflete melhorias no Setor Automóvel (previsões de muito desfavorável para desfavorável), dos Bens de Consumo Duradouros (de desfavorável para favorável), Eletrónico (de desfavorável para favorável), da Alimentação (de desfavorável para favorável), Financeiro (de desfavorável para favorável), Metalúrgico (de desfavorável para favorável) e, por último, o Setor Têxtil (de desfavorável para favorável).

Por outro lado, e ao invés do que acontece na Rússia, as previsões para a Polónia apresentam uma degradação do Setor Eletrónico (de favorável a desfavorável), devido à baixa procura da contratação pública. Da mesma forma, também o Setor da Maquinaria se vê afetado (de favorável para desfavorável) onde a deterioração se concentra, especialmente, nas empresas de fabrico de equipamentos para minas, que sofreram de uma deterioração financeira e de um mau comportamento de pagamento por parte das minas de carvão. Os fabricantes de máquinas agrícolas, também se vêm afetados por uma forte diminuição da procura, desde meados de 2015.

No Brasil, as notícias são um pouco diferentes para o setor do papel (de desfavorável para favorável) que revela, face a 2015, uma queda das insolvências e das dívidas. O setor tem mostrado uma certa resistência à atual recessão do país e, a sua produção cresceu mais de 8% em 2016. Nos próximos anos, esperam-se investimentos adicionais para garantir a produção.

As previsões do quadro 500, que incluem 500 perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados, são realizadas por analistas de riscos que avaliam diretamente o risco associado às empresas de cada mercado, quando uma empresa portuguesa assegurada pela empresa quer fechar uma operação comercial nos mercados exteriores. A Crédito y Caución é o único operador português de seguro de crédito integrado num operador global relativo ao comércio exterior, Atradius, que conta com a presença direta em 50 mercados e a cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiencia que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais próxima ao comprador.


PUB