Corpo humano tem mais um órgão autónomo

Investigadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, confirmaram que o corpo humano tem mais um órgão autónomo, o mesentério, até agora visto como um conjunto de estruturas separadas. O estudo da equipa liderada pelo cirurgião J. Calvin Coffey foi publicado na revista médica Lancet Gastroenterology & Hepatology e já levou à atualização de um dos mais famosos e utilizados livros de medicina, o «Gray’s Anatomy».

O mesentério faz parte do aparelho digestivo e é o órgão que liga o intestino à parede abdominal, garantindo que se mantém no lugar. No entanto, a sua importância era relativizada, pelo que se conhece pouco sobre as suas funções.

A reclassificação do mesentério abre a porta para a criação de um novo campo da medicina, dedicado ao estudo do órgão e ao seu funcionamento. Como explicou Coffey, ao estudar o modo de funcionamento do mesentério, poderá identificar-se quando há uma doença.

“Agora já estabelecemos a anatomia e a estrutura. O próximo passo é a função, [porque] se percebermos a função podemos identificar um funcionamento anormal, [isto é] uma doença”, apontou o cirurgião.


PUB