Nobel de Literatura passou pelo Savoy

Tomas Tranströmer, o primeiro poeta a ser galardoado com o Nobel da Literatura no século XXI, visitou a Madeira na década de 90.

  Tomas Tranströmer, o primeiro poeta a ser galardoado com o Nobel da Literatura no século XXI, esteve na Região Autónoma da Madeira. Durante as suas passagens por cá, na década de 90, encontrou no Savoy a sua ‘Casa Longe de Casa’.

“Quando por cá passou, qual ilustre desconhecido, granjeou com o seu trato fácil e afável, a admiração e até amizade da família Savoy (…). Ainda hoje é recordado com simpatia por todos os que com ele lidaram, resultado de uma sensibilidade que sobressaía, indiciando qualidades extraordinárias”, refere fonte da unidade hoteleira.

A Região Autónoma da Madeira, em particular a cidade do Funchal, foi importante ao ponto de lhe dedicar um poema. Nele fica bem patente a genialidade com que descreve as suas experiências na Ilha.

Acrescente-se que Tomas Tranströmer é psicólogo de formação o que acaba por reflectir-se na sua obra. Aos 23 anos publica o seu primeiro livro e, desde 1973, é o poeta sueco mais traduzido no mundo, o que diz bem da universalidade da sua escrita.