Alergias no Inverno sem grande expressão

O Inverno não é uma estação muito propícia às alergias, o que não significa que estas não possam vir a acontecer.

No Inverno há a tendência das pessoas vestirem mais roupa para se protegerem do frio. Contudo, existem determinados tecidos cuja composição dos materiais usados poderá potenciar algumas alergias.

“As alergias não estão diretamente relacionadas com a quantidade de roupa, mas sim com a composição dos tecidos”, frisou Conceição Pereira.

A médica pneumologista apontou, como exemplo, que há pessoas que têm uma “certa intolerância” a determinados tecidos em lã, os quais libertam partículas de pequenas dimensões.

“As pequenas partículas que se soltam da lã, por vezes, provocam irritação a certas pessoas, nomeadamente queixas a nível nasal e até mesmo a nível brônquio”, transmitiu Conceição Pereira.

Desta forma, aquela responsável aconselha as pessoas a darem preferência aos tecidos de algodão ou então a determinados tecidos sintéticos que não “provocam qualquer reação nem libertação de pequenas partículas” que possam vir a provocar alergias.

“Se o tecido de algodão entrar em contacto com a pele é mais saudável, mas depois há que ver o outro lado de libertação de partículas que são inaláveis. Uma coisa é a alergia cutânea (problemas cutâneos) outra coisa é a parte respiratória, nomeadamente nasal e brônquita. Portanto, cada um tem o seu contexto e a variável de doente para doente”, explicou a médica pneumologista.

Apesar do Inverno ser uma estação que não é tão propícia às alergias, Conceição Pereira frisou que as infeções respiratórias, que são mais frequentes nesse período do ano, muitas vezes “são um fator desencadeante para o agravamento das queixas” das pessoas alérgicas.

“A pior estação para os alérgicos é sobretudo no Outono por causa dos ácaros, que gostam desta altura do ano em que as temperaturas são altas e a humidade é bastante grande. Outra altura crítica é a Primavera, sobretudo para aquelas pessoas que são alérgicas aos pólens”, concluiu a pneumologista.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest