“Há muitas falhas na recolha de resíduos”

Ainda há muitas falhas na separação de resíduos selectivos e indiferenciados.

“Ainda há muitas falhas na recolha selectiva de resíduos”, é a conclusão de um estudo realizado por um grupo de quatro alunas de Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Gestão Ambiental da Universidade da Madeira.

Esta tarde à margem da inauguração da exposição “Reciclar mais na UMa”, organizada pelas alunas do referido CET e que estará patente no hall de entrada da universidade até ao dia 9 de Dezembro, Hélder Spínola, director do CET em Gestão Ambiental, explicou os números que demonstram que há muitas falhas na recolha dos resíduos produzidos quer sejam selectivos ou indiferenciados.

“Este grupo fez uma caracterização dos resíduos, aqui no meio académico, que revelou que ainda há muitos materiais que não são separados cerca de 41% dos produtos não são separados”, explicou, acrescentando que ainda existe um potencial grande de separação.

Outras das conclusões do trabalho é o facto de nos embalões existirem muitas coisas que não deviam lá estar, ou seja, há má separação dos resíduos, cerca de 34%. O docente explicou ainda que o projecto envolve vários componentes para além da exposição. Existe também outro trabalho que passou pela colocação de ecopontos em zonas onde eles não existiam, bar e cantina da universidade. Os alunos do CET instalaram um compostor para resíduos orgânicos nos jardins da cantina do Campus da Penteada, um compostor que vai servir a própria cantina, juntamente, com alguns resíduos orgânicos do jardim. O grupo melhorou a identificação dos mini-ecopontos que já existiam em vários pontos da universidade.

O director do CET revelou ainda que no âmbito deste projecto estão previstas acções de sensibilização junto dos funcionários da cantina por causa do compostor, de modo a que se melhore a participação da comunidade académica na recolha selectiva.

 [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB