Consumidores usam novas tecnologias para poupar

53% dos portugueses pesquisa sobre os produtos na Internet antes de os ir comprar à loja (média europeia: 43%).

portugalAproveitando o Dia Mundial da Poupança, que se assinala no dia 31 de outubro, o Observador Cetelem apresenta as conclusões de um estudo que mostra que os portugueses são cada vez mais racionais e responsáveis no que diz respeito ao consumo.

Os consumidores têm consciência de que, apesar da retoma económica que já se começa a sentir, vão ter de continuar a gastar mais em despesas obrigatórias, o que dificulta a sua capacidade de poupança. 48% dos consumidores portugueses declararam querer aumentar as suas poupanças em 2013. Este ano, são apenas 35% a pretenderem fazê-lo.

Atualmente o consumidor europeu é mais racional na hora de comprar e já não dispensa a consulta de informação na Internet sobre os produtos que quer adquirir. Portugal está no topo desta tendência. A análise indica que 53% dos portugueses pesquisa sobre os produtos na Internet antes de os ir comprar à loja (média europeia: 43%). Além de procurar os produtos online, muitos consumidores (70%) dizem procurar promoções e reduções na Internet antes de ir a um estabelecimento comercial. 22% dos inquiridos ainda não o fazem, mas consideram esta opção muito vantajosa.

E se já era regra pesquisar online antes de ir a um estabelecimento comercial, é agora cada vez mais recorrente aceder à Internet na loja. Grande parte dos inquiridos (41%) chega a utilizar o seu smartphone para comparar os preços dos produtos e a percentagem considerável que ainda não o faz (32%), acredita que é um método muito útil.

Os já bem conhecidos sites de vendas de ocasião continuam a ser uma opção dos consumidores, mas o estudo revela agora uma nova tendência: a compra de material usado nas próprias lojas. 60% dos consumidores europeus declaram que poder comprar material de ocasião os incitará a frequentar mais as lojas.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest