APED distingue trabalhos feitos por crianças hospitalizadas

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) promove o concurso «Vou Desenhar a Minha Dor» com o objectivo de distinguir trabalhos feitos por crianças hospitalizadas e que traduzam as suas perspectivas pessoais da dor. Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Nacional da Luta contra a Dor, que se assinala a 21 de Outubro.

Este concurso de desenho destina-se a todas as crianças com idade igual ou inferior a 12 anos que se encontrem hospitalizadas em unidades de saúde nacionais ou que estejam submetidas a tratamentos em hospitais de dia. Os trabalhos devem ser originais e devem ser enviados até ao dia 14 de Outubro para a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor,A/C Ana Tavares, Departamento de Biologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade Porto 4200-319 Porto, acompanhados de nome, data de nascimento, data e local de internamento do autor, bem como de nome, morada e telefone do encarregado de educação.

Os desenhos admitidos serão divididos em três escalões etários com base nas idades das crianças à data de conclusão do concurso. Em cada escalão etário serão atribuídos três cheques-oferta, no valor de 250 euros, 200 euros e 100 euros, respectivamente para o 1º, 2º e 3º classificados.

A avaliação dos trabalhos será feita por um júri de cinco elementos. Os vencedores do concurso serão notificados por escrito da decisão do júri, sendo que os prémios serão entregues em Outubro de 2016 numa cerimónia organizada para o efeito.

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), a dor “é uma experiência multidimensional desagradável, envolvendo não só uma componente sensorial mas também uma componente emocional, e que se associa a uma lesão tecidular concreta ou potencial, ou é descrita em função dessa lesão”.

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objectivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor. Para mais informações: www.aped-dor.com ou tavaresa@med.up.pt


PUB