OM17 tem 1,5 milhões de euros para requalificação da rede de estradas de Câmara de Lobos

O Presidente da Câmara, Pedro Coelho, e o Vereador do Urbanismo e Ordenamento do Território, Bruno Coelho, visitaram as obras de repavimentação das estradas municipais do Jardim da Serra e do Brasileiro, nas zonas altas do concelho, cujos trabalhos foram já integralmente concluídos.

As obras foram iniciadas no final do passado mês setembro e foram concluídas esta semana.

A Estrada do Jardim da Serra e a Estrada do Brasileiro eram infraestruturas viárias sinalizadas pela autarquia como prioritárias para melhoria do pavimento, de acordo com o inventário efetuado no ano passado.

A empreitada de repavimentação da Estrada do Jardim da Serra contemplou repavimentação da totalidade da via municipal numa extensão de 2.050 metros lineares, perfazendo um total de 26 mil metros quadrados de asfalto.

Por seu turno, a empreitada de repavimentação da Estrada do Brasileiro contemplou repavimentação da totalidade da via municipal numa extensão de 2.300 metros lineares. Nesta via foram ainda executados trabalhos de alargamento e correção de duas passagens subterrâneas para canalização de águas de duas linhas de água que atravessam aquele arruamento, garantindo adequadas condições de segurança e de drenagem de águas.

Na visita efetuada o edil fez o balanço dos trabalhos de repavimentação já efetuados no concelho ao longo do atual mandato autárquico, tendo salientado que, no total, já foram repavimentados, integralmente, cerca de 11 quilómetros de estradas no concelho, tendo o investimento rondados cerca de 3 milhões de euros, tendo as intervenções ocorrido nas seguintes vias:

a) Estrada de Santa Clara, freguesia de Câmara de Lobos, 2700 metros lineares

c) Rua João Ricardo Ferreira César, freguesia de Câmara de Lobos, 950 metros lineares

b) Caminho Velho da Marinheira, Estreito de Câmara de Lobos, cerca de 1400 metros lineares

c) Rua Padre António Sousa da Costa, Garachico, Estreito de Câmara de Lobos, 1059 metros lineares

d) Estrada do Brasileiro, Estreito de Câmara de Lobos, com a extensão 2300 metros lineares

e) Estrada do Jardim da Serra, freguesia do Jardim da Serra, 2050 metros lineares

O Presidente da Câmara, Pedro Coelho, anunciou também que o Orçamento Municipal para 2017 está cabimentado cerca de 1,5 milhões de euros para continuação dos trabalhos de requalificação e repavimentação de estradas, sendo de destacar o objetivo de requalificar as seguintes vias:

a) Caminho Velho do Covão. Esta estrada tem a extensão de cerca de 1000 metros lineares. Inicia na zona da Panasqueira, freguesia de Câmara de Lobos e finaliza nas imediações da Igreja da Encarnação, sítio do Covão, Estreito de Câmara de Lobos. Esta rua serve um grande aglomerado populacional e o pavimento apresenta-se em mau estado, tendo a situação se agravado devido às obras da via rápida para o Estreito, pois parte do seu trajeto era um dos acessos à obra. Trata-se de uma intervenção há muito reivindicada pelas populações residentes.

b) Estrada da Capela. Esta estrada tem a extensão total de cerca de 2600 metros lineares. Inicia no Sítio da Achada e finaliza nas imediações da EB1/PE do Curral das Freiras – Polo da Capela. Trata-se de uma das vias mais importantes do Curral das Freiras, pois é o único acesso as sítios localizados na zona sul do Curral das Freiras. O pavimento apresenta-se em mau estado. A Câmara tem vindo a promover algumas obras regulares de manutenção, mas o pavimento necessita de ser totalmente reparado.


PUB