Conferências do Teatro: Madeira de A a Z

A Câmara Municipal do Funchal em parceria com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Cátedra Infante Dom Henrique para Estudos Insulares e a Agência de Promoção de Cultura Atlântica, Universidade da Madeira e o Instituto Cultural dos Açores irão dinamizar durante o ano de 2017 as Conferências do Teatro: Madeira de A a Z.

As conferências serão um encontro entre investigadores culturais, académicos e comunidade em geral, onde abordarão as temáticas contidas no Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira, considerado por muitos como o Novo Elucidário Madeirense para o século XXI.

Estas conferências englobarão diversos temas associados à História, Cultura e Ciência, desde a banda desenhada e a música, passando pela literatura infantojuvenil e o teatro, com o envolvimento de cerca de 35 investigadores.

A inauguração das conferências decorrerá no próximo dia 11 de janeiro, às 18 horas, no Teatro Baltazar Dias, que terá como tema central o Teatro, a partir da evocação do nascimento do dramaturgo que se deu no mês de janeiro, e que foi considerado como um dos mestres da comédia satírica. A conferência irá abordar o Teatro e os Dramaturgos Madeirenses, sendo os seus preletores, respetivamente, a Doutora Elina Batista e a Dra. Graça Alves. Nesta sessão estarão ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal do Funchal e o coordenador do projeto cientifico “Aprender Madeira”, o Prof. Doutor José Eduardo Franco.

Será criado um cartão das conferências em memória do cartão do Teatro que existiu em 1907.

As sessões serão gravadas e disponibilizadas em DVD a quem assistir a 50% das conferências.

As pessoas que assistirem a 80% das conferências terão acesso gratuito a um volume publicado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa

As conferências são de entrada livre e decorrerão no Teatro Baltazar Dias, mensalmente, às quartas-feiras às 18 horas, e as suas temáticas estarão sempre relacionadas com os eventos celebrados por dias mundial e internacionais que aconteçam nesse mês, procurando, assim, ser mais uma iniciativa que homenageie os acontecimentos evocados.

Os coordenadores do projeto são: Luisa Paolinelli e Cristina Trindade, estando o secretariado a cargo de Fernanda Castro, Cláudia Neves e Carlos Barradas.

 


PUB