Governo Regional assegura apoio aos produtores de cana-de-açúcar

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assegurou ontem que vai continuar a apoiar os produtores de cana-de-açúcar, produção que, em 2016, aumentou 2 mil toneladas, comparativamente ao ano anterior, passando para 10.812 toneladas.

Miguel Albuquerque deu esta garantia no convívio anual de produtores de cana-de-açúcar, promovido pela Sociedade de Engenhos da Calheta, que serve de pretexto para partir o bolo de mel de 50 Kg, amassado no ano anterior, visando mostrar que, quando confecionado com mel de cana da Madeira, pode durar mais de um ano.

“Em 2016, tivemos mais produção do que no ano anterior, que foi absorvida pelos engenhos, quer para rum, quer para mel, e vamos continuar a apoiar os produtores, pelo que temos razões para estarmos otimistas também este ano”, disse o presidente do Governo, lembrando o esforço do executivo, que está a antecipar em seis meses os apoios vindos da União Europeia para todos os 909 produtores.

A produção de cana-de-açúcar no arquipélago da Madeira remonta ao século XV, tendo, em 2016, atingido 10.812 toneladas, produzidas por 909 agricultores, de um universo de 11.000 recenseados.