“Educação na Infância para igualdade de género e para a não violências”

O MDM- Madeira reúne no próximo dia 1 de Junho, dia Mundial da Criança, para uma conferência – debate intitulada “A educação na infância para a igualdade de género e para a não violência”.

Nesta iniciativa participarão como oradoras: Manuela Parente, psicóloga clínica, cuja intervenção incidirá sobre “A igualdade começa no respeito pelas diferenças” e Adelaide Ribeiro que alertará para a importância de “Educar para a igualdade de género desde a primeira etapa da Educação Básica”.

A discriminação e desigualdade assente no género que, em pleno século XXI, ainda se assume como uma lamentável evidência, mesmo em sociedades ditas “industriais” e civilizadas, requer uma intervenção a montante de todo o processo educativo, na escola e na família, desde a infância, por forma a prevenir a violência de género e outras violências.

Se é verdade que cada ser humano é ímpar e ninguém é igual a ninguém, a igualdade como direito é um direito de que ninguém deve abdicar. Sobretudo, porque “a Igualdade não gera guerras”, nem violências.


PUB