Portugal vai ter mais 70 novos centros de saúde

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou ontem que «até ao final da legislatura, haverá em Portugal mais 70 novos centros de saúde».

Durante a cerimónia de inauguração da nova unidade em Sines, Ministro referiu que o novo Centro de Saúde, além de ser uma infraestrutura desejada pela população há 40 anos, «sinaliza também o investimento muito grande que está a ser feito no Serviço Nacional de Saúde».

Adalberto Campos Fernandes disse ainda que «está agora a ser lançado» um concurso para a contratação de 1200 médicos, dos quais 400 serão médicos de família, acrescentando que para determinado tipo de unidades e de regiões, como Sines, poderá haver incentivos para que os médicos se fixem na região.

«É a primeira vez que isto acontece, são 40% de acréscimo na remuneração e nós acreditamos muito que novas instalações, novos equipamentos, melhores condições de trabalho e de facto o apoio naqueles casos onde há mais dificuldade em fixar os jovens, que em dois a três anos resolverão este problema eterno e cronico de toda a gente querer ficar nas grandes cidades», disse.

O Ministro afirmou que «será o maior número de colocação de médicos de que há memória», destacando o aumento gradual que se está a verificar na formação médica e na formação de especialistas.

A orientação para a proximidade e comunidades locais, com mais médicos de família, tem sido uma prioridade do Governo e «está em discussão na Assembleia da República uma proposta de descentralização de competências».

O novo Centro de Saúde de Sines abrange 15 mil utentes e está equipado com gabinetes de saúde oral, de fisioterapia, saúde pública e para a vacinação, além de espaços complementares e salas de espera.


PUB