Reforço dos Transportes Públicos na noite de São João
Os Transportes Públicos do Porto vão, como habitualmente, reforçar o seu serviço entre a noite de 23 e o dia 24 de junho. Para que todos possam planear da melhor forma a deslocação ao Porto na noite e no feriado de São João, deixamos aqui as alternativas de transportes e os respetivos reforços planeados.
METRO DO PORTO
Vão ser reforçadas todas as linhas (com exceção da ligação ao aeroporto) a partir das 20 horas de sexta-feira.
> Linha Amarela (Hospital de São João/Santo Ovídio):
Aqui a frequência andará próxima dos seis minutos até às 4 horas da madrugada, mas atenção: o tabuleiro superior da Ponte Luís I estará encerrado, como habitualmente, por questões de segurança, a partir das 23,45 horas de dia 23. O Metro do Porto estima que essa interdição de circulação se estenda até às 4 horas da madrugada, cabendo à PSP autorizar a retoma da atividade. Durante o período, a linha continua a funcionar entre o Hospital de São João e a Estação de São Bento, do lado do Porto, e entre General Torres e Santo Ovídio, do lado de Gaia, em ambos os sentidos.
> Linha Azul (Estádio do Dragão/Senhor de Matosinhos)
Frequência de 10 minutos até às 5 horas da madrugada e de 15 minutos a partir dessa hora.
>Linha Laranja (Fânzeres/Senhora da Hora)
Tempo de frequência estimado em 10 minutos até às 2 horas, de 20 minutos entre as 2 e as 3 horas, e de 30 minutos em diante.
> Linha Verde (Campanhã/ISMAI)
Frequência de 10 a 15 minutos até à 1 hora da manhã. Depois, todas as viagens terminam no ISMAI e a frequência passa para os 20 minutos até às duas horas e para os 30 minutos a partir daí.
> Linha Vermelha (Estádio do Dragão/Póvoa de Varzim)
Os veículos circulam com frequência aproximada de 20 minutos até às 3 horas. Depois, até às seis horas da madrugada, a frequência passa para os 30 minutos.
> Linha Violeta (Estádio do Dragão/Aeroporto)
Na noite de São João, a circulação nesta linha, como é habitual, encerra à 1 da manhã. No sábado, dia 24, feriado municipal no Porto, todas as composições vão circular a partir das 6 horas de acordo com o horário habitual de domingo.
STCP TAMBÉM REFORÇA LINHAS
Também nos autocarros haverá um reforço para a noite de 23 para 24 de junho. Vão estar em funcionamento 35 linhas em horário noturno e 21 durante a madrugada, com frequências a variar entre os 12 e os 60 minutos.
A STCP sublinha o prolongamento ou reforço de serviço durante a madrugada nas linhas 200, 205, 305, 400, 600, 602, 700, 701, 702, 800 e 801, bem como a utilização de todos os autocarros de grande capacidade (articulados e de dois pisos) nas linhas de maior procura.
CP COM 24 COMBOIOS ESPECIAIS
Chegar à baixa do Porto de comboio é também uma boa opção. Os comboios suburbanos da CP vão ser reforçados em lugares e em número, entre as 20 horas do dia 23 de junho e as 5 horas da madrugada do dia 24.
Ao todo, a transportadora prevê realizar 24 comboios especiais com destino à Estação Porto São Bento. No total, contando com três comboios especiais para a cidade de Braga, vão ser acrescentados neste período 24 mil lugares à oferta regular.
A CP vai ainda reforçar as linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Marco do Canavezes.
PUB