Artesanto e cultura gaulesa em debate

Decorreu hoje na freguesia de Gaula o I Colóquio do Artesanato e Cultura Gaulesa.

Integrado no projecto de iniciativa comunitária Projecto Juventude, Acção 1, a Associação GAULA É (Associação de Promoção do Artesanato e da Cultura Gaulesa) e a Junta de Freguesia de Gaula promoveram, hoje à tarde, o I Colóquio do Artesanato e Cultura Gaulesa, o qual reuniu várias pessoas ligadas à cultura e ao artesanato da referida freguesia.

No final do encontro, Dércio Martins, da Associação GAULA É, explicou que o evento teve como objectivos discutir e refelectir os valores culturais da freguesia de Gaula, nomeadamente: o artesanato; o património cultural; o folclore; a arquitectura popular e erudita; a literatura e a música popular e erudita; as tradições ancestrais e contemporâneas; as efemérides populares e religiosas; entre outras manifestações.

Outro dos objectivos do encontro foi encontrar novas ideias para se promover a cultura e o artesanato em Gaula. “Há ainda muita coisa por se fazer em relação a esta matéria. É preciso reavivar as tradições para que essas não se percam”, frisou Dércio Martins.

Por outro lado, “Gaula também tem vindo a receber novos residentes, sendo por isso necessário aranjar mecanismos de divulgação para que essas pessoas conheçam a nossa cultura, as nossas tradições e o nosso artesanato”, complementou.

A nível de artesanato a freguesia de Gaula tem para oferecer tapetes, louça de pau, carros de madeira, entre outros artigos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

 

 

Pin It on Pinterest