Fundação que vai ajudar na recuperação da Sinagoga de Ponta Delgada

A fundação que vai angariar fundos, nos Estados Unidos da América, para ajudar a Câmara de Ponta Delgada na recuperação da Sinagoga da cidade está praticamente formalizada.

Azorean Jewish Heritage Foundation (Fundação da Herança Açor-Judaica) é o nome da instituição presidida por Gideon Gradman, que tem como tesoureiro Donald Berube, secretária Lisa Rosen e diretores Paula Raposa, Michael J. Rodrigues, Robert Waxler e Pedro Amaral.

Até final de março ou no início de abril esta fundação estará formalmente constituída. Entretanto, está preparada toda a documentação exigida pelo estado de Massachusetts e pelas autoridades federais para o efeito.

A constituição desta fundação surgiu depois do interesse manifestado por empresários americanos em ajudar a autarquia na recuperação da Sinagoga Sahar Hassamain (Força dos Céus), junto da Presidente do Município, aquando da visita de Berta Cabral aos Estados Unidos da América, em novembro de 2011.

A Azorean Jewish Heritage Foundation, depois de formalizada, terá como objetivo assegurar a continuidade da herança do povo açoriano de descendência judaica, criando consciência da sua existência através de materiais educativos e programas sobre a cultura e a história dos judeus nos Açores e apelando à tolerância e compreensão das várias comunidades nos Estados Unidos e nos Açores.

Outro dos objetivos da fundação é o apoio na restauração de locais de práticas religiosas judaicas, incluindo sinagogas e cemitérios, bem como na preservação da presença judaica e a sua herança cultural nos Açores.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

 

Pin It on Pinterest