Dia da Mulher na Povoação

Centro de Saúde de Povoação dá visibilidade a áreas de intervenção no Dia da Mulher.

O Dia Internacional da Mulher que teve lugar no Auditório Municipal da Povoação ficou marcado por um ciclo de palestras relacionadas com a área da saúde que serviram para dar a conhecer algumas das valências que o Centro de Saúde de Povoação tem ao dispor da sua comunidade.

Isabel Almeida, Diretora Clínica do Centro de Povoação, divulgou, a propósito do Programa do Rastreio Organizado do Cancro do Colo do Útero, que já foi possível identificar em 2 anos (2010/2011) 9 casos de lesões pré-malignas, que foram reportados e tratados no Hospital do Divino Espírito Santo.

Marlene Pimentel, Fisioterapeuta, focou a sua intervenção nas Classes de Educação e Preparação para o Parto, um projeto que arrancou em 2007 na Povoação e tem dado os seus frutos. “Temos tido uma evolução muito positiva de ano para ano com este projeto”. A opinião é partilhada por Zilda Paiva, Enfermeira e parceira da Fisioterapeuta nas aulas. “Existe uma partilha mútua de conhecimentos nas aulas de parto. As gestantes aprendem, mas nós também aprendemos sempre algo com elas que costumamos transmitir ao grupo seguinte”.

Outra das novidades, em termos de áreas de intervenção do Centro de Saúde de Povoação, são as Consultas de Nutrição para Grávidas. O projeto iniciou-se em janeiro deste ano, com a Nutricionista Tânia Parece, e já tem uma lista com 12 pacientes.

A comemoração do Dia Internacional da Mulher na Povoação foi organizada pelo Centro de Saúde local e contou com o apoio da Câmara Municipal da Povoação.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest