Tradições musicais da Galiza

Entre 12 e 15 de março, O GCEA recebe a comitiva galega que integra o projeto Comenius Regio.

Trata-se de uma parceria promovida, entre 2011 e 2013 pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, centrada na temática “Património Cultural em Educação Artística: promover a diversidade e o valor do património musical da Madeira e Galiza, no currículo escolar”. Através deste projeto pretende-se desenvolver a cultura musical no currículo escolar e preservar tradições de ambas as regiões.

O consórcio engloba: o Gabinete Coordenador de Educação Artística; a Associação Musical e Cultural Xarabanda; o Centro de Estudos de História do Atlântico; a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo; a Consellería de Educación e Ordenación Universitaria; a Asociación do Conservatório de Música Tradicional e Folque de Santiago de Compostela; e o Conservatório Profesional de Música “Manuel Quiroga”, de Pontevedra.

A receção da comitiva, integrada por membros das instituições galegas, realiza-se a 12 de março pelas 11h00 na Sede do GCEA, com uma reunião de abertura para expor a nova fase do projeto Comenius Regio e apresentar a missão do Gabinete, através do documentário Educar com Arte.

Nesta visita será realizado um conjunto de workshops na Escola Bartolomeu Perestrelo e na Escola da Levada, entre os dias 12, 13 e 14 de março, por professores da instituição Central aFolque, sobre as temáticas: Danza Tradicional para Crianças e A Percusión de Man na Galiza, por Marcelo González; A Zanfona, uma apresentação sobre o instrumento tradicional galego e O violino na Música Popular Galega e uma sessão temática sobre Gaita ficam a cargo de Gutier Alvarez. Na Escola da Levada, no Anexo do GCEA serão também apresentados workshops sobre as temáticas Banda e Acordeão.

No dia 12 de março, pelas 18h00, o Gabinete Coordenador de Educação Artística também promove um debate em mesa redonda sobre a temática Música: História, Património e Educação, em parceria com o Centro de Estudos de História do Atlântico. O debate conta com a participação do convidado especial Jose Luis do Pico Orjais, da aCentral Folque; Filipe dos Santos, do Centro de Estudos de História do Atlântico; Maria João Caires, SRE/DRE/Gabinete Coordenador de Educação Artística; e Rui Camacho, da Associação Musical e Cultural Xarabanda. A moderação fica a cargo de Paulo Esteireiro, responsável pela Divisão de Investigação e Documentação do GCEA.

Para além das didáticas expostas nos workshops, esta visita tem como objetivo dar continuidade ao projeto de gravação de um DVD sobre a música tradicional de ambas as regiões para apresentação em ambiente escolar.

O dia 14 de março culmina com o encerramento das atividades oficiais num concerto realizado pela Orquestra Sopros e Acordeonistas, às 19h00, no Salão da Escola da Levada.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest