Campo Experimental do Farrobo remodelado

O espaço foi hoje visitado pelo presidente do Governo Regional.

Além de terem sido melhoradas as condições de trabalho dos funcionários que aí desempenham as suas funções, criaram-se novas funcionalidades de atendimento e apoio aos agricultores, nomeadamente com a construção de um espaço multiusos com várias possibilidades de utilização, como sejam as ações de formação, que se pretendem em maior número, face à crescente procura pela atividade agrícola na ilha do Porto Santo. Foi também construído um espaço próprio para o necessário tratamento aos produtos agrícolas depois de colhidos, nomeadamente limpeza e pesagem.

Paralelamente, aumentou-se a área de cultivo e procedeu-se à construção de um espaço de carácter museológico onde se pretende manter em exposição permanente muitos dos utensílios e ferramentas utilizados pelos portossantenses na atividade agrícola.

Ao mesmo tempo foram cultivados pequenos espaços com amostras de vários tipos de árvore de fruta, castas, cereal e leguminosas que outrora fizeram parte do cultivo agrícola e da dieta portossantense, como seja o trigo, cevada, lentilhas ou chicharros.

Por seu turno, nas zonas ajardinadas, totalmente remodeladas, construiu-se uma eira, local onde a população do Porto Santo procedia à debulha dos cereais.

Com a criação destas novas valências, além da melhoria das condições de trabalho e de atendimento aos agricultores, pretendeu-se criar um polo de atração e conhecimento das suas raízes para as crianças e jovens da ilha do Porto Santo.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest