Receita do governo apenas conduz à recessão económica

Portugueses não acreditam no sistema e, mais tarde ou mais cedo, serão precisas mudanças, diz o Sintap.

Os subsídios de Férias e de Natal na Administração Pública, suspensos por imposição da Troika, só voltam em 2015. Isto a avaliar pelas recentes declarações do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

Numa altura de grande recessão económica, com o aumento galopante do desemprego e com o consumo privado a diminuir a olhos vistos, trata-se de mais um duro golpe para a economia familiar.

Ricardo Freitas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública na Madeira, considera que o governo precisa de clarificar a situação, porque os portugueses estão cada vez mais descrentes no sistema.

“Há aqui uma informação pouco precisa. O ministro das Finanças diz que os subsídios serão retomados no final do Programa de Ajustamento, isto é em 2014, mas o Primeiro-Ministro vem dizer outra coisa. Isto viola claramente os princípios constitucionais”.

O dirigente sindical lamenta ainda que os funcionários na Madeira e no Porto Santo sejam duplamente penalizados. A carga fiscal agora imposta à Região Autónoma da Madeira “é insuportável e o governo vai se aperceber disso, sobretudo quando as receitas fiscais não forem as esperadas”.

Os países europeus estão, no seu entender, a seguir um modelo de recuperação económica que leva ao empobrecimento das famílias e das empresas. E, mais tarde ou mais cedo, vão ser necessárias mudanças estruturais.

“Não pode ser a austeridade pela austeridade. Há uma clara intenção da diminuição dos rendimentos dos portugueses e a solução, para muitos, tem sido a emigração. Não vemos um reflexo do esforço exigido”.

Todavia, apesar das recentes notícias, Ricardo Freitas diz que muita água vai correr até o final do Programa de Ajustamento, seja em Portugal, seja na Madeira. Não esquecer que, em média, um funcionário público está a perder cerca de 3 mil euros. “E é preciso que os sacrifícios valham a pena”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


Pin It on Pinterest