Doenças cardiovasculares com elevadas taxas de mortalidade

Na Região morrem anualmente cerca de 100 pessoas vítimas de enfartes do miocárdio e 200 por AVCs.

A Madeira tem das mais elevadas taxas de mortalidade do país a nível de enfartes do miocárdio e de Acidentes Vascular Cerebral (AVC). Com efeito, logo a seguir aos Açores e ao Alentejo, a Região é aquela que apresenta os mais altos índices de mortalidade.

Para além das mortes, as referidas doenças podem deixar sequelas para o resto da vida nos indivíduos atingidos.

Os referidos dados foram apresentados hoje pelo cardiologista Almada Cardoso, no decorrer da inauguração das instalações da nova sede da delegação da Madeira da Fundação Portuguesa de Cardiologia, localizada no Centro Cívico de Santa Maria Maior.

Na ocasião, o presidente da delegação da Madeira da Fundação Portuguesa de Cardiologia referiu que o novo espaço tem como um dos principais objetivos o aconselhamento da população a nível da prevenção de doenças cardiovasculares.

Almada Cardoso sublinha mesmo que a prevenção deste tipo de doenças é muito importante, chamando a atenção para a necessidade da adoção de hábitos de vida saudável desde a mais tenra idade, nomeadamente ao nível da alimentação e da prática desportiva.

“Basta andar 15 minutos de manhã e 15 minutos ao final do dia que já é suficiente para prevenir as doenças cardiovasculares”, afirmou o responsável pela delegação da Madeira da Fundação Portuguesa de Cardiologia, a qual já existe há 26 anos na Região.

Refira-se que a inauguração da nova sede da delegação da Madeira da Fundação Portuguesa de Cardiologia marca também o início do mês do Coração, estando agendadas, sobre a referida temática, duas palestras a realizar no auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior. A primeira tem lugar no dia 8 de Maio, pelas 14h30, sendo o orador o nutricionista Bruno Sousa. No dia 24, pelas 15h00, a cardiologista Eva Pereira será a oradora da segunda conferência.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest