Desportistas em campanha de sensibilização contra as drogas [VÍDEO]

Campanha regional é promovida pela Associação Sócio Cultural Alternativas Jovens.

“Eu, tu, nós… juntos, no desporto. Sem drogas!”. A campanha de sensibilização social promovida pela Associação Sócio Cultural Alternativas Jovens (ASCAJ) foi apresentada, hoje à tarde, na Câmara Municipal do Funchal. Vários desportistas da Região Autónoma da Madeira associaram-se à iniciativa.

“Esta campanha baseia-se nas linhas orientadoras do Observatório Europeu das Drogas e Toxicodependências, que servem de suporte à intervenção junto dos jovens, visto que difunde a mensagem através de modelos positivos, em substituição a intervenções que se centravam nos testemunhos negativos, sobre consumos”, explicou Mara Silva, uma das responsáveis pela campanha.

Entre os objetivos delineados destaca-se a promoção da consciencialização individual e coletiva da população em geral, e dos jovens em particular, para a promoção da saúde. A Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, através do Instituto de Administração da Saúde Pública, e a Direção Regional de Juventude, destacaram a importância desta campanha, sobretudo pela forte parceria com outras entidades privadas.

Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal do Funchal, aproveitou a ocasião para realçar o trabalho dos pais no processo de crescimento do jovens. “Estas campanhas de prevenção devem ser campanhas pela positiva e não pela negativa. É muito importante o efeito demonstrativo das coisas. E hoje, em que toda a gente vive obcecada com o sucesso ou com o consumo, isto demonstra o sucesso na realização pessoal de cada um”.

Nesta campanha, em curso até Fevereiro de 2013, será desenvolvida a componente desportiva aliada às temáticas da saúde, da prevenção das toxicodependências, das medidas contra a delinquência, das medidas contra o racismo, da inclusão das pessoas com deficiência, da promoção dos desportos juvenis, da igualdade de oportunidades e do envelhecimento ativo.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB