Tabagismo é a segunda maior causa de morte no mundo

Assinala-se a 31 de Maio o Dia Mundial Sem Tabaco. Especialistas deixam alertas.

A Ordem dos Médicos Dentistas lança o alerta: o tabagismo é a segunda maior causa de morte no mundo. Atualmente, o consumo de tabaco é responsável pela morte de 4,9 milhões de pessoas por ano e em todo o mundo existem mil e 300 milhões de fumadores.

E, embora recentemente o consumo de tabaco tenha diminuído em Portugal, há ainda um número considerável de fumadores e, principalmente, de fumadores jovens. Apesar desta redução, o cancro oral é o sexto mais frequente entre os portugueses com uma forte incidência entre fumadores.

O secretário-geral da Ordem dos Médicos Dentistas afirmou que “hoje o tabaco já é muito associado ao cancro do pulmão e ao cancro oral, mas é preciso enfatizar que também é causa de muitos outros problemas: doenças periodontais nos adultos, defeitos congénitos como o lábio leporino, diminuição da resposta do sistema imunitário perante as infeções orais, retarda a cicatrização após a cirurgia oral ou ferimentos acidentais”.

Paulo Melo refere ainda que “Portugal é um dos países que já assume formalmente que a desabituação tabágica é parte do exercício da medicina dentária e a nossa legislação prevê que o médico dentista pode receitar ou recomendar medicação coadjuvante para quem deixa de fumar se o achar conveniente, bem como aconselhar os seus pacientes sobre a melhor forma de usá-la.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest