Qualidade do ar vigiada em S. Miguel

O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, visitou hoje as duas novas estações de medição da qualidade do ar de São Miguel.

Os resultados das novas estações, em Ponta Delgada e na Ribeira Grande, passarão a ter os seus resultados disponíveis na internet, em tempo real.

As visitas surgiram no âmbito de uma ação de educação ambiental, em colaboração com a rede Eco-escolas, que preparou duas sessões de sensibilização para explicar a alunos do 4º ano de escolaridade o que é o ar, a atmosfera, em que consiste a qualidade do ar e como funcionam estes dois novos equipamentos de medição.

De acordo com o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, “estas duas estações de monitorização, que entraram em funcionamento há pouco tempo, precisam de ser conhecidas e divulgadas pela comunidade em geral”.

Álamo Meneses explicou, na visita à estação de Ponta Delgada, que estes instrumentos servem essencialmente para informar como se encontra a qualidade do ar, adiantando que os dois equipamentos estão situados na periferia das duas cidades e permitem uma medição das condições médias da qualidade da atmosfera em cada uma das zonas urbanas.

As duas novas estações, para além de medirem aspetos meteorológicos, como a velocidade e direção do vento, temperatura, radiação solar, precipitação e humidade relativa, cobrem também um conjunto de parâmetros referentes ao tráfego rodoviário, uma vez que estão equipadas com analisadores automáticos de medida da qualidade do ar, que medem poluentes como o dióxido de azoto (NOx), dióxido de enxofre (SO2), ozono (O3), monóxido de carbono (CO), partículas em suspensão de diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 10 µm e partículas de diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 2,5 μm (micrómetro).

O governante adiantou, ainda, que todos os resultados obtidos nas estações de medição são enviados em tempo real para duas instituições, que procedem à análise dos mesmos, disponibilizando-os depois no portal online do Governo Regional.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest