Açores destacados em Inglaterra

A SPEA irá dar relevo às aves dos Açores durante a Birdfair que tem início amanhã.

 A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) vai estar presente entre dia 17 e 19 de agosto na maior feira de observação de aves a nível europeu que decorrerá em Rutland, Inglaterra, de 17 a 19 de agosto. A Birdfair, que recebe anualmente mais de 22.000 visitantes, é um dos maiores pontos de encontro dos amantes da observação de aves no Reino Unido, um dos países onde esta atividade atinge maior expressão.

Esta participação decorre da aposta da SPEA na valorização e promoção da observação de aves e do património natural como fator de desenvolvimento local, promovendo desta forma a conservação e manutenção dos habitats e espécies. O turismo de natureza, e neste caso a observação de aves, contribui para um desenvolvimento sustentável de populações muitas delas periféricas e com menos possibilidades de desenvolvimento.

Para além de informação sobre as espécies de aves da Região e locais onde as observar, será possível aos visitantes ficarem a saber mais sobre os projetos de conservação a decorrer, também eles responsáveis por parte da visibilidade que os Açores têm vindo a obter entre os entusiastas das aves nos últimos anos.

Entre as aves que podem ser avistadas nos Açores, destaca-se o Priolo, ave que só existe numa área restrita da Serra Tronqueira, em S. Miguel; o Painho-de-monteiro, pequena ave marinha que em todo o Mundo apenas nidifica nos ilhéus da Graciosa, bem como as restantes espécies de aves marinhas, algumas com colónias numerosas nas ilhas dos Açores, como o caso do Cagarro. Os Açores são também muito famosos entre os observadores de aves por causa da possibilidade de avistar espécies de aves americanas desviadas das suas rotas normais durante o período de migração no Outono, e que acabam por aparecer nestas ilhas, nomeadamente no Grupo Ocidental (Flores e Corvo). Estas espécies geralmente são raras na Europa e por isso alvo do interesse dos entusiastas europeus.

A participação da SPEA em 2012 tem como destaques as Regiões dos Açores e Algarve, contando por isso com a colaboração da Associação de Turismo do Algarve, Associação Regional de Turismo dos Açores (ART) e a Associação de Turismo dos Açores. Este ano a ART preparou um mapa da Região com os principais locais para observação de aves que será distribuído aos visitantes: ‘Azores, a meeting point for birds from two diferent continents: America and Europe’ (Açores, um ponto de encontro de aves de dois continentes: América e Europa).

A SPEA tem estado presente na Birdfair nos últimos anos, tendo os Açores sido sempre um dos destaques. Para Luís Costa, diretor executivo da SPEA, “muitos dos visitantes da Birdfair estão interessados na observação de vida selvagem e natureza em geral, sendo as aves um fator de escolha dos seus destinos de férias”. Para além das aves, no Stand da SPEA as áreas que despertam maior interesse nos Açores, são a observação de cetáceos e os fenómenos vulcânicos do arquipélago, assim como a observação ou participação em ações de conservação da natureza desenvolvidas no território. É neste sentido, que os Açores apresentam uma posição privilegiada em relação a outros destinos turísticos.

[twitter style=”vertical” float=”left”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest