Câmara de Lobos distingue 111 alunos

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos (CMCL) realiza amanhã, dia 10 de Setembro, pelas 17:00, a terceira edição da cerimónia de entrega do «Prémio de Mérito Escolar Joaquim Pestana», a ter lugar no Museu de Imprensa, onde serão distinguidos 111 alunos, abrangendo o melhor aluno por cada ano escolar de cada uma das escolas do município, entre o primeiro ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao ensino secundário, abrangendo igualmente os melhores alunos dos cursos CEF e dos Percursos Curriculares Alternativos. A cerimónia contará com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho.

O «Prémio de Mérito Escolar Joaquim Pestana», que entrou em vigor em Março de 2014, será atribuído no corrente ano pela terceira vez. O prémio tem a finalidade de estimular, reconhecer e distinguir anualmente, no arranque do ano lectivo subsequente, o desempenho escolar dos melhores alunos de cada estabelecimento de ensino sediados no concelho. Serão distinguidos os melhores alunos que finalizaram o ano lectivo 2015/2016 com o melhor aproveitamento escolar.

Na cerimónia serão atribuídos certificados a cada aluno, assim como um prémio individual que consiste num “cheque ensino” no montante de 50,00€ (cinquenta euros), destinado exclusivamente à aquisição de material didáctico e/ou escolar, representando um investimento global por parte da autarquia na ordem dos 5.700,00 euros.

Prémio recupera memória histórica de poeta câmara-lobense

A denominação do prémio «Joaquim Pestana» visa enaltecer e recuperar a memória histórica do poeta câmara-lobense do século XIX, que se distinguiu como um dos vultos da corrente literária Novo Trovador e do ultrarromantismo. Poeta autodidacta, Joaquim Pestana foi autor de uma profusa e relevante obra literária e poética, tendo publicado em muitas publicações de periódicos nacionais e estrangeiros. Não obstante, ao longo de todo o século passado, a historiografia madeirense votou este poeta ao desconhecimento, desmerecendo a sua obra, razão pela qual, com a atribuição do seu nome ao prémio de mérito escolar de Câmara de Lobos, a autarquia pretende fazer jus à sua memória e contribuir para recuperar o seu real valor na história da cultura e das letras madeirenses.

A vice-presidente da CMCL, Sónia Pereira, responsável pelo pelouro da Educação, considera que a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito é já um evento marcante da actividade municipal, que envolve a comunidade educativa no arranque do ano lectivo. A vice-presidente refere que a autarquia está empenhada em trabalhar com as escolas e toda a comunidade educativa tendo em vista a melhoria progressiva da resposta educativa existente no município. Neste sentido, está já em funcionamento o Conselho Municipal de Educação, que reúne os representantes da comunidade educativa concelhia para reflectir sobre o estado da educação no concelho e identificar medidas e acções que visem melhorar o sistema. Por outro lado, a autarquia tem vindo a investir num conjunto de acções destinadas a apoiar as escolas e os alunos, sendo que este ano a Câmara Municipal entregará os manuais escolares a todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico; manterá o apoio financeiro às escolas e jardins-de-infância para aquisição de materiais didácticos e voltará a promover no próximo ano o Seminário de Educação.

Pin It on Pinterest