Linfoma: uma das 10 principais causas de morte por cancro na Europa

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) assinala o Dia Mundial do Linfoma, 15 de setembro, com a iniciativa “Bolas de Sabão pelo Linfoma”, uma ação de sensibilização que pretende alertar os portugueses para esta patologia oncológica, que afeta cerca de 1700 portugueses por ano. “As bolas de sabão pretendem simbolizar uma das principais manifestações da doença: o aumento dos gânglios linfáticos, em forma de bola.”

Muitas vezes, o diagnóstico do Linfoma acontece numa fase já avançada da doença. Por isso é muito importante estar alerta para os principais sintomas: Aumento dos gânglios linfáticos (nas axilas, virilhas ou pescoço); Febre recorrente; Suores nocturnos; Perda de apetite; Cansaço; e Mal estar.

“O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento o mais depressa possível. Isto pode ser a chave do sucesso do tratamento e da cura.” Referir que o linfoma é um tumor maligno que resulta do crescimento anormal de células do sistema linfático e é considerado uma das 10 principais causas de morte por cancro na Europa.


PUB